Close

Novidades

Por que Alagoas também é o destino ideal para quem ama sossego?

Por que Alagoas também é o destino ideal para quem ama sossego?

13 de fevereiro de 2022

Por que Alagoas também é o destino ideal para quem ama sossego?

Para quem pensa que Alagoas é sinônimo de praias badaladas, cheias de ambulantes e sempre lotadas, se enganou! O Paraíso das Águas está repleto de cantinhos ideais para quem gosta de sossego e aproveitar o bom da vida! 

Com boa parte do seu litoral conhecida nacionalmente como “Caribe brasileiro” não é de se estranhar que Alagoas, em todas as épocas do ano, tenha turistas de todos os lugares do mundo visitando as mais diversas cidades e praias encantadoras.

Mas ainda assim, existem locais pouco visitados, seja para quem gosta de trilha, contato com a natureza e um banho gelado de cachoeira, ou para aqueles que preferem ver o sol nascendo numa linda e tranquila praia. Abaixo nós separamos alguns cantinhos ideais aqui em Alagoas para quem ama descanso!

Viçosa

Cachoeira do Anel, em Viçosa. Foto: Alexandre Rosendo

Se você prefere cachoeiras, natureza e trilhas ao invés de praia, Viçosa é um dos destinos para visitar em Alagoas. Localizada no Vale do Paraíba do Meio, a 86 km de Maceió, a cidade possui paisagens rurais magníficas combinadas com casarões históricos, pousadas aconchegantes e passeios de puro contato com a natureza. 

A Cachoeira do Anel é o maior ponto turístico da região. Ela fica localizada dentro de uma fazenda particular, mas o acesso é liberado para todos! Ao fazer uma caminhada rápida e chegar à cachoeira, o visitante se depara com lindas pedras em seu entorno, plantas, pequenos peixes, flores e muita paz e tranquilidade. Um passeio imperdível para quem quer fugir de praias cheias de turistas, por exemplo!

Delmiro Gouveia

Passeio pelos Cânions do Rio São Francisco, em Delmiro Gouveia. Foto: Kaio Fragoso

Localizada a 290 km de Maceió, no sertão alagoano, está a bela e histórica Delmiro Gouveia. Com suas construções barrocas – da época da colonização portuguesa -, formações geológicas únicas e o Rio São Francisco margeando a cidade, ela se tornou um ponto turístico ideal para quem quer unir tranquilidade e turismo cultural.

O passeio pelo Cânion do São Francisco, também conhecido como Cânion do Xingó, é o preferido dos turistas. Ele é feito de catamarã e conta com trilhas, mergulhos nas piscinas naturais, restaurantes e muito mais. 

Fora o mergulho no cânion, quem visita a cidade também pode conhecer o Complexo do Angiquinho, um passeio histórico e arquitetônico, o Museu Regional de Delmiro Gouveia, e o point gastronômico mais famoso da cidade, o Restaurante Ecológico de Castanho. 

Porto de Pedras

Praia do Patacho, em Porto de Pedras. Foto: Itawi Albuquerque

Distante 125 km de Maceió está a rústica – e com características de vila de pescadores – Porto de Pedras. Suas praias, na maior parte do ano tranquilas e vazias, seus passeios ecológicos e os bons restaurantes da região são algumas das opções do que fazer em Porto de Pedras.

A cidade fica localizada no ponto conhecido como Caribe Brasileiro e também Rota Ecológica, uma área privilegiada do litoral e lar de algumas das praias mais bonitas do estado. Além do mar, outro grande atrativo da região é o ecoturismo. 

A praia mais famosa da região é a do Patacho. Com águas cristalinas que fazem jus ao apelido de “caribe brasileiro”, ela já foi considerada, inclusive, a praia mais bonita do Brasil, com coqueiros circundando a orla, uma faixa de areia tranquila e branquinha, sem infraestrutura nem vendedores ambulantes. Porto de Pedras é um roteiro ideal para quem gosta de sossego!

Japaratinga

Vista do mirante de Japaratinga. Foto: Sedetur/Felipe Medeiros

Com um mar de cores que mesclam entre o azul escuro e os tons de verde, a cidade de Japaratinga, localizada a 115 km de Maceió, ao norte de Alagoas, ainda é um paraíso não muito explorado pelo turismo e um destino para quem ama paz e belezas naturais.

Fazendo parte da Costa dos Corais, as praias da região possuem poucos ambulantes, mas são paradisíacas e com águas quentinhas e tons incríveis. Na região há algumas opções de passeios para quem quer explorar a beleza das praias, como por exemplo, as jangadas para as piscinas naturais e os buggys de ponta a ponta.

E para os amantes da conexão com a natureza, Japaratinga possui mirantes que oferecem uma visão espetacular do pôr do sol, certamente digno de belos registros fotográficos. 

Jacarecica do Sul

Jacarecica do Sul. Foto: Toni Cavalcante

Jacarecica do Sul é uma praia deserta e quase intocada do município de Jequiá da Praia, no Sul de Alagoas, distante apenas 76 km de Maceió. Como não há infraestrutura para o turismo, é aconselhável que o turista leve água e lanches ao visitar.

A praia foge um pouco dos padrões conhecidos em Alagoas porque ao invés de areia, coqueiros e quiosques, possui incríveis falésias de arenito com coloração avermelhada que fazem contraste com o mar de cor azul-esverdeado. A praia ainda é cercada por mata nativa bastante preservada e, junto dela, uma lagoa de água doce.

As águas de Jacarecica do Sul possuem temperatura ideal para mergulhos e, dependendo do dia, boas ondas, o que possibilita a prática de esportes como o bodyboard. Mas para quem prefere sossego, a simples visita ao local para apreciar a natureza intocada já vale o passeio.

Penedo

A histórica Penedo. Foto: Antônio Fon

DCIM/100MEDIA/DJI_1524.JPG

Situada às margens do Rio de São Francisco, a belíssima e histórica Penedo fica a 165 km de Maceió e já foi o berço do estado de Alagoas. 

Com prédios históricos de estilo colonial, igrejas seculares, conventos, casarões de séculos passados e um lindo teatro, o turista que visita Penedo tem um dos melhores passeios culturais de Alagoas para curtir.

E para quem quer conhecer o Velho Chico de perto, há diversas opções de passeios de barco e muito contato com a natureza e tranquilidade. O turista vai passar por áreas de rochedos onde Penedo começou, casebres e embarcações coloridas navegando pelo Rio São Francisco. E para fechar o dia, é possível observar um verdadeiro espetáculo de pôr do sol que rende ótimas fotos. 

Agora que você já conhece algumas dicas imperdíveis de passeios tranquilos em Alagoas, basta incluir no seu roteiro os locais preferidos e escolher a melhor época para viajar e desbravar esse estado lindo e tão rico! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *