Close

Novidades

Morar na praia é bom para a saúde?

Morar na praia é bom para a saúde?

12 de março de 2022

Se morar no imóvel próprio ainda é o maior sonho do brasileiro, imagina morar na praia? Graças às facilidades de financiamento existentes no mercado, milhares de pessoas realizam esse sonho diariamente, e você pode ser uma delas!

Uma grande tendência dos últimos anos, especialmente nas grandes cidades, é a de se mudar para apartamentos à beira-mar. Isso porque diversos estudos têm comprovado os benefícios à saúde física e mental aliados a uma melhora da qualidade de vida dos moradores dessas áreas.

Quem decide morar na praia ganha automaticamente uma área de lazer natural, gratuita e bem perto de casa. E essa é apenas uma de uma grande lista de vantagens!

Morar na praia pode ser benéfico para pessoas de todas as idades, devido ao contato frequente com a natureza, exposição à luz solar, respiração da maresia e muito mais.

Abaixo listamos 5 benefícios à sua saúde que certamente te farão escolher morar de frente para o mar muito em breve:

  • Morar na praia melhor no funcionamento do sistema respiratório
  • Diminui dos níveis de estresse
  • Morar na praia melhora exposição ao sol e a absorção de vitamina D
  • Melhora na função cerebral
  • Estimula a prática de atividade física

Continue lendo para descobrir por que morar na praia é para você.

Morar na praia melhora o funcionamento do sistema respiratório

Morar na praia melhora no funcionamento do sistema respiratório


Basta passar uns dias perto do mar que você já nota a diferença em sua respiração, não é mesmo? Isso acontece porque o oceano é rico em iodo, o que melhora a oxigenação dos pulmões, estimula a boa circulação sanguínea e reforça o sistema respiratório. Agora, imagina morar na praia!

Além disso, como dificilmente há indústrias instaladas à beira-mar, o ar da região possui menos poluentes, ou seja, é mais leve que nos centros das cidades. Esse ar puro melhora o sistema respiratório e ainda reforça nossa imunidade dia após dia.

Há estudos científicos, inclusive, que afirmam que pessoas que sofrem de asma e bronquite, por exemplo, apresentam diminuição dos sintomas quando estão mais próximas do oceano.

Diminui dos níveis de estresse

Diminuição dos níveis de estresse


Acordar, abrir a janela e admirar a beleza da imensidão azul e um céu que brilha boa parte do ano melhora instantaneamente nosso humor, concorda? Mas isso não é apenas impressão sua, e sim comprovado cientificamente.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, com os moradores da Nova Zelândia, revelou que os níveis de estresse baixavam imediatamente quando eles separavam um minuto por dia para contemplar o mar. Fantástico, concorda?

Além disso, o estudo mostrou que quem admirava o mar por, pelo menos uma vez ao dia, tinha sinais de ansiedade e de alteração de humor reduzidos de forma significativa.

Morar na praia melhora exposição ao sol e a absorção de vitamina D

Morar na praia melhora exposição ao sol e a absorção de vitamina D

Hoje sabemos que a vitamina D é muito importante para o corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

Para além da suplementação, o sol ainda é a melhor forma de absorver essa vitamina. Por isso, morar à beira-mar é uma maneira natural de ter seus níveis de vitamina D em dia devido à exposição diária ao sol que os moradores possuem. Afinal, basta abrir a janela e ficar uns minutos absorvendo o calor ou dar uma caminhada pela orla pela manhã e pronto, você nunca mais vai ter déficit de vitamina D!

Melhora na função cerebral

Morar na praia melhora na função cerebral


Você sabia que o som do mar possui uma função terapêutica? Pesquisas sugerem que os sons marítimos estimulam a área do cérebro conhecida como córtex pré-frontal. Essa região é responsável pelas nossas emoções, e o som do mar pode promover sensações de bem-estar.

A sonoridade das ondas é algo tão poderoso que pode ativar experiências de autoconhecimento, reflexão, pode promover a  sensação de equilíbrio emocional e paz interior. Dessa forma, seu cérebro se mantém ativo, saudável e os níveis de estresse diminuem consideravelmente.

Dar uma pausa no dia corrido para ouvir o som do mar vai te fazer relaxar e se reconectar, além de te proporcionar mais saúde mental e física diariamente.

Estimula a prática de atividade física

Estimula a prática de atividade física


Outro grande benefício de morar na praia para a saúde em geral é o estímulo à prática de atividade física e de uma rotina saudável. O ambiente no litoral estimula esse tipo de situação com as várias oportunidades para fazer alguma atividade que movimente o corpo.

Caminhada na orla, corrida, andar de bicicleta, patins, futebol de areia, vôlei, surfe, natação… as modalidades são inúmeras, só não vale ficar parado! Além de aliviar o estresse e queimar algumas calorias, a atividade física diária ajuda a prevenir doenças, melhorar o bom humor e os níveis de energia.

Morar na praia é para você

Viu quantos benefícios para a saúde física e mental adquirimos ao morar à beira-mar? Além disso, morar na praia traz uma série de vantagens para a sua qualidade de vida e para as suas relações familiares. Com um apartamento de frente para o mar, você não terá apenas uma boa vista, mas também uma boa vida, a que você merece!

Dê esse presente a si mesmo e à sua família, escolha morar no melhor à beira-mar de Maceió! Em breve ele estará pronto, na orla de Cruz das Almas, o Varandas Mar do Norte, o novo empreendimento alto padrão da Fortex. Nele, todas as unidades são do tipo nascente e têm vista para o mar. Conheça:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *