Conheça os 4 Hábitos Essenciais para uma Vida Verdadeiramente Saudável
Muitas são as fórmulas para alcançar uma vida plena e feliz, porém nem todas se encaixam nos mais variados perfis de pessoas e rotinas. Uma coisa é certa: manter uma vida saudável nos dá bem estar e equilíbrio. Mas afinal, o que é saúde?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não é necessariamente ausência de doença, mas sim o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social.
E para alcançar o estado saudável do corpo e da mente não é tão difícil como pode parecer. Basta construirmos uma rotina que contenha um conjunto de ações, hábitos e condições que preencham nossa saúde física e mental e forneça o que todo ser humano procura para ser feliz: qualidade de vida, viver bem.
Aqui não te daremos mais uma fórmula para alcançar a vida perfeita, apenas queremos te ajudar a viver de forma mais leve e verdadeiramente saudável. Confira 4 hábitos essenciais para se manter saudável e alcançar qualidade de vida sem precisar de truques mirabolantes.
Valorize seu sono
Vamos começar pelo trivial. A importância de uma boa noite de sono vai muito além de recarregar as energias e ficar de bom humor no dia seguinte. O sono é um momento reparador que serve de pausa e recomposição para o corpo como um todo. Apesar de ouvirmos que 8 horas é a média ideal para adultos, muitos se sentem plenamente reestabelecidos com 5, 6 ou 7 horas de sono.
Enquanto você está dormindo, seu corpo trabalha para restabelecer as funções do organismo, e, assim, mantê-lo ativo e produtivo diariamente. Durante o sono nosso organismo restaura e repara tecidos, promove o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Portanto, tenha em mente que dormir bem não é “perder tempo”, mas sim um hábito essencial que deve ser incluído na rotina de todos.
Desembale menos e descasque mais
A rotina cada vez mais acelerada em que vivemos faz com que optemos por praticidade, e os alimentos industrializados, com longas datas de validade, estão logo ali nas prateleiras dos supermercados nos dizendo “prefere demorar fazendo uma refeição com alimentos frescos ou me escolher e apenas desembalar”. Para muitos, a escolha é fácil e rápida. Mas não é saudável.
Os alimentos processados e ultraprocessados podem ser gostosos e práticos, mas qual o segredo para sua validade durar muito mais do que aqueles frescos e naturais? A resposta está na quantidade de corantes, estabilizantes, conservantes, adoçantes, gorduras indesejáveis (trans e saturada), a baixíssima quantidade de fibras, excesso de açúcar e de sódio que possuem. Essas substâncias são utilizadas para melhorar paladar, aparência e durabilidade do produto.
Você não precisa parar completamente de comer, mas pode diminuir ao máximo a ingestão e substituí-los por carnes frescas, proteínas vegetais, folhas, legumes, frutas, grãos integrais, iogurtes naturais, e muito mais.
Movimente-se
Nós não fomos feitos para ficar parados. Tudo que existe, desde o micro até o macro necessita do movimento para se manter equilibrado: átomos, células, órgãos, animais, planetas, galáxias – tudo se move. E por que seria diferente com a gente?
Exercitar-se, movimentar o corpo, seja em qual atividade for, é parte essencial para uma boa vida saudável e equilibrada. Ao praticar qualquer atividade física melhoramos o funcionamento dos nossos órgãos, das funções cognitivas e mentais. Além disso, ganhamos disposição, liberamos hormônios do bem e relaxamos. Não há desvantagens, comece hoje mesmo!
Desconecte-se
Nunca nossa capacidade física e mental foi tão exigida como nos últimos meses. A sensação é que nunca desconectamos, pois tem sempre uma rede social atualizando ou alguém chamando no aplicativo de conversas. Não à toa estamos cada vez mais estressados e ansiosos.
A solução? Desconectar-se. Seja uma pausa diária, por alguns minutos ou horas, ou uma vez por semana, mas reserve um momento para desligar o celular, se afastar “do caos diário”, das obrigações e da internet, e simplesmente não fazer nada.
Tente esta técnica simples de respirar, acalmar as emoções e limpar a mente: feche os olhos, inale profundamente, segure o ar por três segundos e exale. Reservar um momento para desconectar de tudo tranquiliza a mente e afasta os constantes lembretes de “precisar fazer alguma coisa”. Lembre-se que cuidar da sua saúde mental é buscar uma vida saudável.
Esperamos que esses quatro passos possam te ajudar em sua jornada em busca de uma vida verdadeiramente saudável. Se gostou, compartilhe com alguém especial!