Como comprar um imóvel com segurança
Comprar um imóvel é um dos maiores investimentos que uma pessoa pode fazer na vida. No entanto, é importante tomar algumas precauções para realizar essa transação de forma segura. Neste Dia do Consumidor, vamos listar algumas orientações para quem pretende comprar um imóvel.
Com cuidado e bastante pesquisa sobre o assunto, é possível garantir uma negociação segura e vantajosa para poder desfrutar, com família e amigos, de um lugar especial, que atenda aos seus principais desejos e expectativas.
1. Faça uma pesquisa detalhada
Antes de comprar um imóvel, é importante pesquisar bastante. Procure informações sobre o bairro, o tipo de imóvel que deseja, os preços praticados, as condições de pagamento e as características da propriedade.
Aqui uma boa estratégia é visitar o imóvel pessoalmente para verificar se atende às suas necessidades e expectativas, como a distância de escolas, mercados, hospitais e opções de lazer. Isso irá ajudar você a ter uma ideia mais clara do que esperar em termos de custos e benefícios.
Certifique-se de que está fazendo um investimento que realmente vale a pena e que se enquadra em suas necessidades.
2. Verifique a documentação antes de comprar um imóvel
Ao comprar um imóvel, é fundamental verificar se a documentação está em ordem. Verifique se o lugar, caso esteja pronto, está registrado no Cartório de Registro de Imóveis e se possui todas as licenças necessárias para a construção, reforma, dentre outras atividades.
É interessante verificar também se não há nenhuma pendência financeira ou jurídica em relação ao imóvel. Isso irá evitar futuros problemas.
3. Fique de olho pagamento e no contrato
Essa etapa você não pode pular. Mesmo que ache chato ler documentos e fazer burocracias, faça um esforço pessoal para garantir uma compra segura e vantajosa.
Se você pretende comprar um imóvel por meio de financiamento, verifique as condições de pagamento com cuidado. Isso inclui analisar taxas de juros, prazo do financiamento, parcelas e garantias exigidas pelo banco.
Além disso, certifique-se de que todos os termos do contrato estejam bem definidos e claros antes de assiná-lo. Se nessa hora você tiver a orientação de um profissional especializado, aproveite para discutir sobre proposta de valor, forma de pagamento, prazos, garantias, etc.
4. Saiba que existem gastos inesperados
Comprar um imóvel é saber que é preciso, acima de tudo, planejamento. Por isso, você precisa saber que esse tipo de negociação envolve outras despesas além do valor do imóvel, que já é um grande investimento financeiro.
Então, prepare-se para deixar reservado valores referentes a algumas taxas e despesas que acompanham a transação de compra e venda. Dentre elas, destacamos as mais comuns, que são o Imposto de Transmissão de Bens Imobiliários (ITBI), a Escritura Pública, o Registro do Imóvel, o IPTU e, se for o caso, uma Declaração de Inexistência de Dívidas Condominiais.
5. Contrate um profissional especializado
Se você não tem experiência no processo e é a primeira vez que irá comprar um imóvel, considere contratar um profissional especializado para ajudá-lo nessa tarefa. Um corretor de imóveis pode orientá-lo sobre as melhores opções e ajudar na negociação, assim como uma consultoria imobiliária.
A título de informação, o corretor de imóveis é o especialista habilitado, em todo o Brasil, para intermediar as transações imobiliárias. Já uma imobiliária, além de possuir corretores especializados, é a empresa responsável por proporcionar segurança aos processos de compra e venda de imóveis.
Sendo assim, a escolha entre os dois fica por sua conta.
Agora que você já sabe o passo a passo para comprar um imóvel com segurança, não deixe de conferir as principais vantagens de comprar um imóvel na planta!