5 dicas para criar um cão feliz em um apartamento
Criar cães em apartamento é viver mais feliz e rodeado de amor, mas também requer cuidados específicos. Cães são carinhosos, leais, brincalhões e cheios de energia, mas o tamanho do apartamento, ou o fato de não existir quintal e ampla área externa, não precisam ser obstáculos desmotivadores em sua decisão.
Antes de tudo, é importante saber que a criação adequada de um cão em um apartamento envolve responsabilidade e a noção de que parte do seu dia deverá ser dedicada às necessidades que o animal possui. Brincar, socializar, gastar energia e passear são algumas das atividades diárias que precisam ser executadas para que o cão seja plenamente equilibrado e feliz.
Então se você ama cachorros e deseja ter o melhor e mais saudável companheiro dentro do seu lar, confira nossas 5 dicas e coloque em prática hoje mesmo!
Estabeleça uma rotina diária de passeios
Esses seres adoráveis e cheios de energia possuem em sua genética traços que remetem aos seus antepassados que caminhavam em matilha quase 2/3 do dia buscando água, comida e locais seguros para dormir. Por isso que os cães são naturalmente animais que amam correr, brincar e estar em movimento.
Como agora são animais domésticos, precisam dispersar essa energia de alguma forma. Uma delas é passeando. Mas não apenas duas ou três vezes por semana, mas sim diariamente.
Se você quer criar um cão equilibrado e sem problemas comportamentais, estabeleça uma rotina diária de passeio. De preferência passeie com seu cão ao menos duas vezes por dia, de manhã – bem cedo antes de ir trabalhar, por exemplo – e à noite. Além de deixar seu pet feliz e desestressado, você terá um companheiro que não vai precisar destruir móveis e objetos para gastar a energia acumulada.
Crie um ambiente específico para as necessidades fisiológicas do cão
Devido ao apartamento ser um local diferente de uma casa com quintal, grama e terra, cães não possuem a experiência sensorial de fazer suas necessidades fisiológicas naturalmente sozinhos, sem precisar serem ensinados. Portanto tenha paciência e o eduque para fazer xixi e cocô dentro do apartamento e não apenas na rua.
Crie um local apropriado para seu cão fazer suas necessidades, pode ser um dos quartos, a varanda ou mesmo a área de serviço. Lance mão de tapetes higiênicos – há diversos modelos no mercado – ou mesmo o bom e velho jornal para que o ambiente se mantenha limpo. Forre no local que você deseja que seu cão faça suas necessidades e o premie toda vez que ele fizer lá. Até que ele aprenda o local correto pode demorar um pouco, para isso você pode contratar os serviços de um adestrador, ele é o profissional indicado para te auxiliar na educação do seu cão.
Eduque seu cão desde os primeiros meses de vida
A educação canina é a chave para criar um cão equilibrado dentro de um apartamento e não deve ser ignorada. O adestramento do seu animal deve começar assim que ele acabar o ciclo de vacinas – pois dessa forma poderá ir para a rua com o adestrador sem riscos de exposição a doenças.
Com a educação canina seu pet aprenderá qual seu espaço dentro do apartamento e onde ele não pode entrar, por exemplo, também aprenderá a fazer suas necessidades fisiológicas somente no local que seu tutor desejar, a passear corretamente na rua sem puxar, rosnar ou tentar morder outros cães, além de aprender comandos que vão facilitar na convivência harmoniosa com todos os membros da família.
Pratique o enriquecimento ambiental no apartamento
Enriquecimento ambiental é a técnica de levar diversão e entretenimento inteligente para seu cão dentro do lar. Você tem hobbies, afazeres, sai para trabalhar e estudar, para ir a festas, etc. e, enquanto isso, seu cão fica em casa por horas a fio, muitas vezes sozinho, e sem distração.
As consequências aparecem rapidamente: móveis destruídos, sapatos rasgados, xixi por todo canto, objetos espalhados, comportamentos de ansiedade com latidos em excesso, choros e muito mais. A solução? Junto ao passeio diário, acrescente o enriquecimento ambiental para seu cão toda vez que sair de casa.
Para fazer isso, basta aderir a objetos inteligentes que você pode fazer sozinho ou comprar, como brinquedos recheáveis que possuem espaço para colocar petiscos e ração dentro, assim seu cão será desafiado antes de comer. Você também pode esconder algum brinquedo ou petisco que ele adora em um ponto específico do apartamento. Dessa forma, seu cão ficará tentando “caçar”, distraindo-se e estimulando seus instintos primitivos.
Outra forma criativa e que vai ajudar no gasto energético é pendurar um pneu pequeno para que funcione como um mordedor – como o pneu de um carrinho de mão, por exemplo. Basta passar uma corda por ele e prendê-lo em algum lugar. Esse objeto permite que o animal descarregue toda sua força e energia o mordendo.
Mantenha a higiene do local em dia
Você sabia que cães são animais extremamente higiênicos? Por essa razão, eles detestam fazer suas necessidades fisiológicas perto de seu comedouro ou bebedouro, tampouco perto de onde dormem, já observou?
Então escolha o ambiente ideal no qual ele irá dormir, comer e beber água, e que seja longe do tapetinho ou jornal onde o cão irá fazer xixi e cocô. Além disso, troque sempre que possível jornais sujos e higienize o tapete e demais locais que o cão transita. Mas fique atento aos produtos de limpeza, pois podem causar intoxicação e alergias de pele.
Agora que você aprendeu a criar um cão equilibrado e saudável em um apartamento, clique aqui e conheça o futuro lar do seu pet. A Fortex possui apartamentos amplos, confortáveis e ideais para quem quer ser feliz com seu cão.